10 dicas para se livrar de distrações e focar no trabalho

por Equipe Alstra

Veja pequenas mudanças que você pode fazer na sua rotina para aumentar seu foco e melhorar a produtividade.

Um estudo nos EUA feito em 2019 pelo centro de pesquisas Pew Research descobriu que 28% dos adultos (e 48% dos jovens de 18 a 29 anos) afirmam estar online constantemente. Esses dados mostram um aumento considerável desse comportamento ao longo dos últimos anos.

E, com isso, é cada vez mais comum vermos mais discussões sobre a necessidade de nos ‘desconectarmos’, sendo crescente o número de pessoas que desejam usar menos a tecnologia para se envolverem mais com o ambiente ao seu redor.

Entretanto, nossas vidas estão profundamente conectadas às telas e pode ser difícil largar o celular, mesmo que temporariamente. Os aplicativos foram projetados literalmente para manter você online pelo maior tempo possível.

10 dicas para se livrar de distrações e focar no trabalho

Para moderar o uso da tecnologia, você deve ser consciente e prático. A seguir listamos 10 dicas de fácil implementação que podem ajudar você a se ‘desconectar’ imediatamente.

1 – Desative as notificações de e-mail do celular

Cada vez que o telefone vibra para avisar sobre um e-mail que chegou, você se sente obrigado a olhar. Desative essas notificações. Em vez disso, verifique o e-mail periodicamente em uma rotina definida (por ex., a cada duas horas ou uma vez pela manhã e outra à tarde). Tente deixar o celular no Modo Avião por algumas horas. Isso ajuda a evitar a distração constante ao longo do dia.

2 – Defina limites para o seu dia de trabalho

Assim como você limita a checagem de e-mails, ao terminar seu dia de trabalho evite ficar checando alertas de aplicativos de projetos como Slack ou Trello. Na maioria dos casos, essas mensagens podem esperar até amanhã.

3 – Mude a tela de seu celular para tons de cinza.

Esta dica é só para os fortes. Há uma configuração no celular que muda sua tela para preto e branco. Sem as cores vibrantes, a tela fica menos atraente e você não vai se sentir tentado e ficar olhando para ela toda hora.

4 – Encontre outras atividades que lhe agradem

Não adianta desligar seu celular se você não fizer o mesmo com sua mente. Uma das melhores maneiras de desconectar é simplesmente encontrar coisas melhores para fazer. Seja passar um tempo com amigos, ler ou se dedicar a algum hobby. Envolver-se com o ‘mundo real’ ao seu redor é uma maneira fácil de ficar longe da tecnologia.

5 – Compre um despertador tradicional

Dormir ao lado do seu celular significa que ele é a última coisa para a qual você olha antes de deitar, e a primeira que olha ao acordar. Em vez disso, compre um despertador tradicional.

Deixe o celular em outro cômodo e comece o seu dia sem ele. Medite, tome um café da manhã tranquilo e só pegue o celular na hora de sair.

6 – Deixe a sua tecnologia em casa

Pode parecer estranho e até absurdo, mas pergunte a si mesmo: “Eu preciso do meu celular sempre que sair de casa”? Se a resposta for não, deixe ele lá – existem muitas formas de falarem com você, se for necessário. Experimente começar fazendo isso um dia por semana e veja o impacto em seu foco e produtividade.

7 – Não almoce com o celular

Quando estiver almoçando com colegas de trabalho ou com a família, deixem seus celulares empilhados no meio da mesa. Aquele que não resistir e pegar o celular, recebe uma chuva de vaias dos outros.

8 – Encontre tecnologias alternativas

Se você gosta de música, ouça um rádio em vez do Spotify. Se precisa fazer uma lista de tarefas, escreva à mão numa folha de papel. Exercite seu senso de direção em vez de usar o Waze. E passe um tempo conversando ao vivo com as pessoas, em vez de falar por WhatsApp.

9 – Nada de escrever e andar (ou dirigir)

Por mais tentadoras que sejam, as mensagens que você quer enviar (ou ler) podem esperar. Não seja mais uma dessas pessoas que andam sempre olhando para baixo, para as telas dos seus celulares.

10 – Remova os aplicativos viciantes

Se você passa muito tempo checando o Instagram, 9GAG, Facebook ou mesmo fica preso em algum joguinho, desinstale-os imediatamente. Faça uma revisão daquilo que realmente é importante ter no seu celular e livre-se de tudo o que não lhe traz nenhum benefício real.

Seguindo essas dicas, você começará a notar que seu foco e produtividade aumentarão, ao mesmo tempo em que sentirá cada vez menos falta daquelas coisas que achava que não conseguiria viver sem.

Posts relacionados

Deixe um comentário