Como alinhar consultores e freelancers à cultura da empresa?

por Equipe Alstra
Alstra-como-alinhar-consultores-e-freelancers-cultura-da-empresa

Já se sabe que a cultura organizacional de uma empresa é de extrema importância para os negócios. Os valores, conceitos e comportamentos estimulados mostram a direção que o empreendimento pode tomar e ter colaboradores alinhados com a essência da companhia é uma das chaves para que ela tenha sucesso. Afinal parece impossível um barco chegar a seu destino quando cada um dos ocupantes quer ir para um lado e usa o remo aleatoriamente. Mas como os colaboradores sob demanda se encaixam nessa equação?

A princípio, pode parecer que os freelancers não tenham nenhuma ligação com essas normas implícitas da corporação, já que estão lá para fazer algum projeto ou trabalho específico e, em pouco tempo, estarão fora do ambiente. No entanto, é muito importante que esse profissional e a empresa estejam alinhados de alguma maneira. Para que a relação seja bem sucedida é preciso ter em comum alguns valores essenciais.

Inteligência emocional

A maioria das contratações que falham (89%) são por razões de atitude e não de habilidades, segundo dados do livro “O Fator Atitude”, de Mark Murphy, CEO of Leadership IQ. Isso mostra a importância de escolher colaboradores que, além de conhecimento técnico, tenham também inteligência emocional.

De acordo com um estudo da Harvard Business School sobre profissionais tóxicos, embora talentosos e produtivos, esse tipo de colaborador é muito prejudicial e acaba tendo muita influência no ambiente de trabalho. Os trabalhadores tóxicos, que geralmente acabam demitidos por violar as políticas da empresa, em caso de assédio ou fraude, por exemplo, costumam ser carismáticos, curiosos e com boa auto-estima, mas, a longo prazo, só trazem prejuízo para todos ao redor. Fonte: It’s Better to Avoid a Toxic Employee than Hire a Superstar

Senso empreendedor e comunicação

Para ter colaboradores que somam qualidade ao time é preciso eleger candidatos com características específicas. Ter espírito empreendedor para fazer o trabalho com paixão é uma das qualidades importantes para o freelancer. Já que esse profissional não está 100% inserido na cultura organizacional, o comprometimento para que o trabalho seja bem feito e dê frutos é essencial para ter bons resultados.

Outra qualidade desejável é a boa comunicação. Quando se está em contato direto com os colegas é mais simples desfazer qualquer mal entendido ou esclarecer pontos que não tenham ficado tão claros, mas para quem está envolvido apenas em um projeto ou tem uma relação temporária é essencial ser claro e objetivo para não dar margem a dúvidas e possíveis erros em consequência do não entendimento. Clareza é um ponto chave nessa relação profissional.

Tecnologia na seleção de talentos

Mesmo que temporário o colaborador precisa entrar na empresa para somar, mas como fazer para encontrar esse trabalhador dos sonhos? A inteligência artificial pode ajudar muito nessa busca pelo colaborador ideal. O que vai garantir que esses profissionais tenham o chamado fit cultural na empresa são seus valores intrínsecos e isso pode ser encontrado com ferramentas como o algoritmo proprietário da Alstra, que além do conhecimento técnico também leva em conta a experiência e o perfil que mais se alinham à demanda do contratante.

POST RELACIONADOS