Encontre o local de trabalho ideal

por Equipe Alstra
Alstra-encontre-o-local-de-trabalho-ideal

Uma das preocupações de quem trabalharemotamente é ter um lugar adequado para desenvolver suas atividades. Com apossibilidade de levar o trabalho para qualquer lugar, alterar o ambiente podeser um bom estímulo para a criatividade. O cada vez mais desejado home officenão precisa necessariamente ser realizado em casa.

Confira algumas opções disponíveis aosprofissionais atualmente: 

Home office

Usar algum cômodo da casa como escritóriotraz grandes vantagens. A principal delas é não ter de se deslocar até umescritório. Em grandes cidades, isso pode representar um ganho imensurável dequalidade de vida.

No entanto, o home office pode trazerdesafios para quem divide a residência com mais pessoas. Muitas vezes, imporlimites (físicos e sociais) pode ser complicado. Para a experiência dar certo épreciso contar com a colaboração de todos os moradores (incluindo bichinhos deestimação, que podem demandar muita atenção e acabar com a produtividade dodia).

Coworking

De 2015 a 2018, os espaços compartilhadosde trabalho cresceram 300% no Brasil, chegando a 1.194 coworkings no país todo,de acordo com dados do Censo Coworking Brasil. A cidade de São Paulotem o maior número de espaços compartilhados de trabalho, com 273, seguida peloRio de Janeiro, com 102, e por Belo Horizonte, com 62. São 88 mil estações detrabalho disponíveis para as 214 mil pessoas que circulam pelos coworkingsbrasileiros, gerando 7 mil empregos diretos.

As vantagens desses espaços éprincipalmente a possibilidade de fazer networking. Esses locais costumamreunir profissionais de várias áreas e empresas e, no cafezinho, pode serpossível puxar papo com alguém que vá colaborar com seus negócios. É só estaraberto às oportunidades. 

Além disso, a estrutura dos coworkings dáum ar de mais profissionalismo ao receber um cliente para uma reunião, porexemplo, sem contar que o ambiente ajuda a evitar a procrastinação, já que asdistrações são poucas. 

Empresas

De olho nessa tendência de reunirempreendedores interessados em networking e coworking, algumas empresasdisponibilizam espaços compartilhados de trabalho que ainda oferecemoportunidades de aprendizagem.

Em São Paulo, há o Googlefor Startups Campus. Após um cadastro, o profissional de tecnologiaque tenha interesse em se conectar com startups pode frequentar o local, quetambém é palco de várias palestras e workshops.  

O Santander mantém o Work/Café no Rio de Janeiro e em São Paulo. O espaço oferece wifi gratuito, cafeteria e coworking para correntistas ou não do banco.

Bibliotecas

Atualmente é comum bibliotecas públicasserem equipadas com wifi, o que facilita a possibilidade de trabalho dentro dosespaços antes só usados para estudo. Outra vantagem das bibliotecas é ser umlugar bastante silencioso, uma ótima opção para profissionais que se distraemcom facilidade e precisam de concentração máxima para desenvolver seusprojetos.

Cafés/Restaurantes

Para atrair clientes, muitos cafés erestaurantes têm opções que atraem os profissionais de diversas áreas. Háestabelecimentos que incentivam os consumidores a ocupar uma mesa (ou poltrona,em muitos casos), mesmo que não façam uma refeição completa, para que alipossam usar seu computador em paz. Essa é uma opção para quem gosta detrabalhar acompanhando o movimento e pode ser uma solução para marcar reuniõescom clientes em um ambiente mais informal.

Aplicativos

Outra vantagem que a tecnologia trouxe foifacilitar o encontro de pessoas. O Beer or Coffee, por exemplo, é uma plataformaque permite aos profissionais encontrar colegas com interesses em comum parauma cerveja ou um café, além de listar mais de 200 estabelecimentos onde épossível acessar espaços compartilhados de trabalho.

POST RELACIONADOS